Muito utilizado hoje em dia por suas vastas propriedades medicinais e benefícios nutricionais, o açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é de origem indiana e, boa parte de seu cultivo e produção, vêm desse país que exporta essa especiaria para vários outros países, inclusive para o Brasil.

Mundialmente utilizado para fins culinários e medicinais, o açafrão-da-terra é produzido principalmente em Bangladesh, Índia, além de Mianmar, China e Nigéria.

É uma especiaria que se tornou conhecida e apreciada no Ocidente porque, além de tempero, suas propriedades medicinais fazem dela um verdadeiro remédio natural para tratar desde inflamação à distúrbios gástricos. Pesquisas revelaram seu poder de cura também em casos de falta de memória, depressão e menopausa.

Mas, infelizmente, esta especiaria vem sendo contaminada por uma substância muito tóxica, o chumbo! O alerta foi dado por pesquisas que revelaram que muitos produtores de Bangladesh vêm adulterando o açafrão com cromato de chumbo, a fim de intensificar sua cor amarela vibrante, visando aumentar seu valor de mercado, para obterem mais lucro.

Para ler reportagem da GreenMe na íntegra, clique aqui!