Então, posso dar descontos?

Mas é claro! Os descontos são uma das formas de promoção de vendas, mas existem outras como a entrega de dois itens pelo valor de um, trocas por brindes e por aí vai. Mas, antes de abaixar os preços a torto e a direito, é preciso analisar os seguintes pontos para não sair no prejuízo:

Conheça muito bem o seu produto

Ele tem validade? É uma moda passageira? É dos mais vendidos? Um lançamento? Considere esses e outros itens sobre seu produto para entender se ele deve ser promocionado e, principalmente, como lucrar com ele.

Avalie a margem de lucro

Para não sair no prejuízo, se organize para não vender abaixo do preço de custo.

Organize o fluxo de caixa

Avalie os pagamentos do caixa e se programe para cobri-los e ainda garantir um saldo positivo.

Avalie o estoque

Tem produtos sobrando? Considere-os para a promoção de vendas, especialmente se precisar liberar espaço.

Avalie a sazonalidade de vendas

Roupas de praia no meio do inverno? Acessórios de carnaval? Produtos sazonais costumam encalhar no estoque fora de sua época. Descontos no fim desses períodos ajudam a girar o estoque e a garantir entradas no caixa.

Afinal, como dar descontos e não perder o lucro?

Para começar, planejamento! Defina se o desconto será aplicado em produtos específicos ou na loja toda, além do valor ou porcentagem. Faça as contas para não deixar os produtos abaixo do preço de custo, já que é melhor lucrar alguma coisa do que não lucrar nada!

Considere se o desconto progressivo é interessante (quanto mais peças, maior o desconto) e capriche no atendimento. Ofereça sempre os produtos de baixa saída e estabeleça uma data de finalização da promoção, ou “enquanto durarem os estoques”, deixando isso muito claro para os clientes. Aposte ainda na divulgação em redes sociais e no boca a boca.

Agora que você aprendeu a oferecer descontos na promoção de vendas, aproveite para ler sobre como usar liquidações na sua loja.

Fonte: Blog iZettle