No momento atual, em que as pessoas estão extremamente conectadas à internet e que usam seus dispositivos móveis para praticamente tudo, é essencial que os restaurantes entendam e atendam às demandas e tendências tecnológicas dos clientes.

Muitos gestores já estão conscientes disso e implementaram tecnologias para o sistema de pagamento, gestão de estoques etc. O que muitos ainda não atentaram é para a possibilidade de ir além e disponibilizar também um cardápio digital.

Quer entender o que é isso e como esse modelo de cardápio pode ser uma ferramenta estratégica? Então, continue a leitura!

O que é o cardápio digital?

O cardápio digital é uma ferramenta tecnológica recente que já está sendo utilizada em diversos restaurantes no Brasil e no mundo. Esses estabelecimentos têm optado por usar dispositivos móveis para que seus clientes escolham suas bebidas e pratos com mais autonomia e flexibilidade. Além da eficiência e da rapidez que esses equipamentos promovem, há também uma melhora na interação do cliente com o estabelecimento.

Quais são os tipos de cardápios digitais?

Atualmente, existem diversos formatos e modelos de cardápios digitais. Veja os principais a seguir!

Board Menu tradicional

Trata-se de um quadro que fica pendurado na parede, em que são exibidas todas as opções disponíveis no restaurante e os valores de cada prato.

Cardápio virtual

É uma versão digital ou digitalizada do cardápio físico. Normalmente, ele é exibido em sites ou páginas de redes sociais. São úteis para o estabelecimento que dispõe de serviço de delivery ou de retirada no balcão.

Aplicativo de cardápio digital

Como o nome diz, neste formato o cliente pode baixar um aplicativo que tem o cardápio completo. Nem sempre o aplicativo será exclusivo do restaurante.

Cardápio digital em tablet

Esse é um formato que substitui o cardápio em papel, mas funciona da mesma forma. O atendimento segue o mesmo padrão. A vantagem é que esses cardápios podem ter fotos atrativas e descrições elaboradas.

QR Code menu

QR Code menu é a versão cujo cardápio é acessado através do código de barras. A ideia aqui é deixar o código de barras na mesa, protegido por um acrílico ou outro meio criativo.

Basta o cliente utilizar a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code e ter acesso ao cardápio completo. Além de muito prático do ponto de vista do restaurante, evita o compartilhamento de menus físicos ou tablets entre os clientes. Em tempos de pandemia e reabertura dos restaurantes, o compartilhamento de objetos faz parte das diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

Cardápio integrado ao sistema de gestão

Esse é de fato a maior inovação, pois apresenta uma solução completa. Ele não apenas exibe o cardápio como possibilita que o cliente faça o pedido e acione o garçom. Por estar integrado com o sistema de gestão, todos os ambientes — cozinha, salão e caixa — se conectam. Uma versão mais atualizada desse formato é a disponibilidade de um QR code na mesa.

Quais são as vantagens do cardápio digital?

Se você ainda está em dúvida se deve ou não adotar essa ferramenta. Veja, a seguir, a lista de vantagens do cardápio digital:

  • rapidez da escolha por parte dos consumidores;
  • menores chances de erros nos pedidos;
  • flexibilidade para renovar o cardápio;
  • facilidade para que os clientes visitem com frequência o restaurante;
  • permite que a avaliação do atendimento seja feita em tempo real;
  • possibilidade de disponibilizar o cardápio em outros idiomas.

Em síntese, é inquestionável que o cardápio digital oferece várias vantagens ao permitir que o gestor controle os pedidos, o setor financeiro, emita cupom fiscal, entre outras funcionalidades que possibilitam uma solução completa.

Como implementar esta tecnologia?

Quem tiver interesse pode escolher entre os serviços de algumas empresas que oferecem o sistema do cardápio digital, entretanto é preciso ficar atento, pois existem variados tipos. Por exemplo, algumas dão suporte 24 horas, fazem a instalação do sistema, deixam os gestores programar o cardápio no equipamento e ainda facilitam a locação dos aparelhos. Outras atuam apenas com o fornecimento da tecnologia.

Este post procurou mostrar como o cardápio digital proporciona praticidade, redução de custos e tempo, além de maior flexibilidade. Isto é, para quem está em busca de inovação que tenha um impacto global, nada melhor do que investir no cardápio digital. Com ele, é possível melhorar desde a experiência do cliente até a organização da cozinha e do estoque.

Depois de conhecer todas essas vantagens, você está disposto a inovar optando pelo cardápio digital?

Fonte: Scuadra