O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR- SP) acaba de divulgar os resultados da primeira Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios de São Paulo. No total, 183 municípios participaram da pesquisa, totalizando 11.252 respostas, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 0,92%.

De acordo com o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, vice-presidente de Relações Governamentais da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo(Fhoresp) e membro titular do Conselho Estadual de Turismo, órgão da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a Pesquisa deverá ser realizada de forma mais frequente. “O objetivo é fazer um monitoramento das percepções locais do turismo e garantir o crescimento do setor de forma sustentável e alinhado aos valores de sua população”.

Para a realização da Pesquisa, o CIET/SETUR-SP distribuiu o link da pesquisa em formato digital aos 210 Municípios Turísticos, que divulgaram às suas populações por meio de redes sociais, sites oficiais e de notícias e em grupos de troca de mensagens. A pesquisa teve seu início em 24 de novembro de 2020 e foi finalizada em 8 de janeiro de 2021. No total, 183 municípios participaram da pesquisa, totalizando 11.252 respostas. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 0,92%.

A Pesquisa contou com a colaboração das Secretarias de Turismo, órgãos municipais de Gestão do Turismo e Prefeituras das 70 Estâncias Turísticas e 140 Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo e apoio dos Conselhos Municipais de Turismo, Interlocutores Regionais, Trade Turístico e Imprensa. Ela também foi inspirada em um estudo de percepção da atividade turística apresentada pelo Observatório de Turismo de Yukon, Canadá, durante o Encontro Virtual Mundial de Observatórios de Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT) em 21 de outubro de 2020, do qual foi retirada sua estrutura básica.

Destaques

94,2% acreditam que o turismo beneficia a economia do município
91,2% acreditam que o turismo gera empregos para a população
84,4% acreditam que o turismo contribui positivamente na qualidade de vida dos habitantes
85% acreditam que o turismo ajuda a celebrar e preservar a cultura