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Dicas para se posicionar bem nos aplicativos de delivery

Se você tem um estabelecimento no ramo de alimentação, provavelmente atuou com delivery ao longo de 2020. O isolamento social favoreceu essa modalidade de serviço, que viabilizou a continuidade das atividades de milhares de restaurantes e lanchonetes.

A atuação com delivery depende da tomada de uma série de decisões: vou me especializar em delivery ou atuar como um serviço adicional? Vou me cadastrar em várias plataformas ou tem uma em especial que me oferece mais vantagens?

Entretanto, além desses pontos, é necessário pensar no posicionamento do seu negócio nos aplicativos. Eles apresentam uma oferta muito grande de restaurantes, como uma praça de alimentação ampliada. E, desta forma, é fundamental atrair a atenção do consumidor para o seu negócio e o seu diferencial.

E como isso pode ser feito? Abaixo, o Sebrae reúne as principais dicas para um bom posicionamento nos aplicativos de delivery, confira:

Preparação

  1. A maneira como você configura a sua loja virtual é muito importante. Hoje, muitos aplicativos organizam os estabelecimentos em categorias como doces & bolos, saudável, pizza, marmita, entre outros. Defina corretamente qual é a categoria do estabelecimento de acordo com o aplicativo e ilustre com uma foto que represente seus produtos para que os usuários encontrem seu menu mais facilmente.

 

  1. Determine a área de alcance para realizar as entregas do seu restaurante. Normalmente, você pode definir diferentes valores de entrega para esses locais de atendimento.

 

  1. Repense seu cardápio, garantindo que seus produtos sejam adequados para delivery. Nem tudo “viaja bem”, assim, pode-se optar por alguns itens do cardápio irem para o delivery enquanto outros não. A comida precisa chegar na casa do cliente do mesmo jeito que saiu do restaurante. Para isso, contar com embalagens adequadas também é fundamental.

 

  1. Otimize seu menu online com fotos bonitas que chamem a atenção das pessoas! Fotos são sempre importantes, mas é importante que sejam próprias do alimento do seu restaurante, jamais pegue fotos da internet. Veja este e-book que o Sebrae/SP e a Cielo fizeram com dicas práticas de como fotografar produtos para vender online.

 

  1. Veja se seus preços estão compatíveis com o mercado, mas atue de forma racional. É preciso considerar todos os seus custos e fazer uma precificação consciente.

 

  1. Ofereça promoções, elas costumam aparecer na primeira página do app ou com algum destaque. Exemplo: “Compre um ganhe outro”, “Desconto na compra”, “Frete grátis”.

 

  1. Coloque a descrição dos produtos de maneira clara e fácil de entender. Além disso, organize seu cardápio por categorias (promoções, pratos especiais, sobremesas), facilitando para o cliente na hora de decisão. Foque nos seus melhores e principais pratos, pois ter muitas opções pode deixar o cliente confuso e dificultar sua escolha.

 

  1. Teste o tempo de preparo e entrega do produto e reduza esse intervalo ao máximo. É importante que esse período seja menor que uma hora. Assim, nesse quesito, você ficará competitivo com as outras opções presentes no aplicativo.

Operação

  1. Você já tem uma base de clientes? Então comunique que você está nos aplicativos de entrega! Tanto nas mídias digitais quanto nas impressas, se for o caso. O boca-a-boca também funciona muito bem.

 

  1. Ao receber pedidos, aceite-os o mais rápido que conseguir. Para isso, treine sua equipe, que precisa estar preparada para dias com muitos pedidos. Lembre-se que atrasos e falhas podem diminuir sua nota nos aplicativos.

 

  1. Evite ao máximo cancelar os pedidos. Então, além da operação, foque no seu estoque! É frustrante para o cliente pedir um prato e depois descobrir que está em falta no restaurante.

 

  1. Garanta que a entrega de fato ocorra dentro do tempo prometido. Assim, você proporciona uma boa experiência e avaliações positivas, fidelizando ainda mais seus clientes. Ainda, isso fará com que seus pontos aumentem com o cliente e consequentemente com a plataforma.

 

  1. Que tal enviar um mimo ou um bilhete junto com o pedido? Nele, você pode agradecer a preferência e ainda informar o telefone de contato e/ou o endereço de suas redes sociais. Dê ao cliente a oportunidade de que possíveis críticas sejam enviadas diretamente para o seu negócio.

 

  1. Tenha certeza de que está enviando os pedidos corretos para os clientes. Que tal estabelecer uma dupla checagem? Um pedido errado abaixa muito sua nota no aplicativo, e é uma falha mais comum do que deveria. Se errar, tenha um plano de resolutividade ágil e efetivo para a substituição, e surpreenda o cliente com um “algo a mais”, acompanhado de um pedido sincero de desculpas.

Agora que você já viu essas dicas, que tal colocá-las em prática? Tenha ainda mais sucesso em seus pedidos e entregas!

FONTE – SEBRAE

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