O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, preocupado com o grande número de protocolos higiênico-sanitários que apareceram de diversas fontes nas últimas semanas, muitos deles contendo práticas equivocadas ou não exigidas pelas autoridades, preparou este guia com as rotinas realmente obrigatórias para o nosso setor.

O governo do estado de São Paulo, de acordo com as diretrizes do Plano São Paulo, desenvolveu protocolos sanitários, tanto intersetorial quanto de orientações segmentadas, para que aconteça uma volta ao “novo normal” segura para todos, tanto empresários e trabalhadores quanto clientes.

No documento Protocolos Sanitários – Intersetorial, com orientações que devem ser seguidas por todos os setores, o governo prevê protocolos de distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, monitoramento das condições de saúde, entre outros.

Clique aqui para conferir na íntegra!

Em Protocolos Sanitários para Bares, Restaurantes e Similares, há orientações específicas para o setor se adaptar à volta. No documento, por exemplo, há diretrizes para reservas em restaurantes, novo sistema de self service, higienização de utensílios e ambientes, adequação de cardápios, orientações para as equipes, entre outros.

Clique aqui para conferir na íntegra!

Já em Protocolos Sanitários para Meios de Hospedagens, há diretrizes a serem seguidas durante a realização de “serviço de quarto”, nos restaurantes, uniformes das equipes, manobristas, entre outros.

Clique aqui para conferir na íntegra!

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, em coautoria com a CNTur (Confederação Nacional do Turismo), também elaborou o e-book “Protocolos Covid-Free” para orientar os empresários, entidades civis e sindicais para ações corretas na retomada da atividade econômica dos setores de Gastronomia, Hotelaria, Turismo e Eventos.

Clique aqui para conferir na íntegra!

 

A seguir, confira também documentos da Anvisa direcionados à proteção dos trabalhadores e clientes:

  • Nota Técnica (NT) 47/2020– atualiza a NT 23/2020 e orienta o setor sobre o uso de luvas e máscaras nos estabelecimentos
  • Nota Técnica (NT) 48/2020– atualiza a NT 18/2020 sobre boas práticas de fabricação, acrescentando e reforçando medidas para a adequada manipulação dos alimentos.
  • Nota Técnica (NT) 49/2020– traz recomendações para os serviços de alimentação com atendimento ao cliente.

 

O SinHoRes, em parceria com o Bureau Veritas, concederá às empresas da base do sindicato empresarial, o Selo: Certificado Safeguard, que mostra que foram adotados todos os protocolos higiênico-sanitários desenvolvidos pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo próprio SinHoRes para a reabertura segura. Os associados do sindicato contarão com descontos expressivos para obter o Selo, que estará disponível a todas as empresas, de acordo com o plano escolhido (semestral e anual). Clique aqui para saber mais!