O ranking Urban System de 2017 apontou Barueri como 5ª melhor cidade para se investir no país. Em dois anos anteriores Barueri liderou essa pesquisa. Em 2017, a cidade mais que dobrou a vinda de empresas em relação a 2016, com 3.488 empresas, enquanto no ano anterior foram 1.200 novas empresas.

Setor de serviços predomina (76,74%) seguido por comércio (21,89%) e indústria (1,37%). Segundo a prefeitura, Barueri é uma das cidades com o IPTU mais baixo do Estado, devido à política de baixa tributação, com imposto até 10 vezes menor do que o cobrado por outros municípios da Grande São Paulo.

O serviço também é forte em Osasco, embora a cidade seja conhecida como o segundo maior polo comercial varejista da América Latina, contando com as mais de 1.200 lojas na região do Calçadão da Rua Antonio Agú e seu entorno, perdendo apenas para a 25 de Março, em São Paulo. Foram abertas 5.403 empresas em Osasco (incluindo as de MEI, de microempreedores individuais).

A prefeitura cita como exemplos de grandes empresas vindas mais recentemente a líder global em tecnologia médica Medtronic e a Universidade Nove de Julho (Uninove).

Segundo a secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento de Osasco, as expectativas são positivas para 2018 e um dos focos da cidade é explorar o turismo de negócios.

Fonte: Giro SA