Oferecer uma experiência positiva para os hóspedes começa com a realização de uma boa gestão hoteleira. Impactando a administração do estabelecimento e o atendimento do recepcionista ao garçom do restaurante do hotel, uma boa gestão deve ser realizada com responsabilidade, inovação e uma ampla visão de negócio.
Para isso, todos as frentes do hotel merecem atenção e uma gestão de excelência, sendo elas: hospedagem, segurança, entretenimento, limpeza, atendimento e check-in e check-out.
Isso quer dizer que não adianta você prestar um atendimento maravilhoso, se o hóspede se deparar com um quarto sujo. Ou oferecer um parque aquático de última geração, se o seu cliente não se sentir seguro usufruir do espaço. Por isso, cada detalhe do hotel deve estar alinhado e bem gerenciado.
Com isso, para desenvolver e manter um padrão de qualidade para agradar a maior parte dos clientes, você pode adotar algumas boas práticas. Confira!
Inove
Esteja sempre aberto para novidades e tendências do mercado. Você pode, por exemplo, oferecer cardápios diferentes de várias nacionalidades, como de comida italiana, japonesa, chinesa e tailandesa. O mesmo pode ser feito com as diferentes culinárias brasileiras, como a mineira, a baiana e assim por diante.
Pense nas diferentes faixas etárias que frequentam seu hotel! Você pode fazer a noite do bingo e montar um time de recreadores para fazer as gincanas com as crianças, mas e os adolescentes? Talvez seja interessante fazer uma noite de cinema ou até uma noite de pizza.
Atente-se ao perfil do seu hóspede
As necessidades dos hóspedes variam de acordo com seus perfis. Por isso, é tão importante identificar as preferências de seus clientes e garantir a satisfação e fidelização de todos eles. Você pode atender mais famílias com crianças, apenas casais, pessoas viajando a trabalho, idosos, mochileiros. Qual é o perfil do seu hóspede? Descubra isso e coloque em prática ações para atraí-los.
Boa equipe profissional
Você precisa de uma equipe de confiança e altamente qualificada. Os profissionais devem estar engajados com o funcionamento de todo o hotel para que tudo flua corretamente. Sendo assim, você pode criar uma lista de verificações para cada setor do hotel.
Atenção aos feedbacks
Sugestões e reclamações dos hóspedes devem ser sempre ouvidas. Assim, os erros podem ser corrigidos e as sugestões podem trazer novas ideias. Além de uma caixinhas de sugestões/reclamações na recepção, faça pesquisa de satisfação no check-out e esteja atento aos comentários nas redes sociais.
Se faça presente no meio digital
Muitos clientes encontrarão seu hotel através das redes sociais. Por isso, ter um perfil atualizado e responder os comentários positivos e negativos é muito importante para passar credibilidade para potenciais hóspedes.