Com o atual cenário econômico brasileiro, o setor gastronômico sentiu algumas transformações. Houve mudança de hábitos na alimentação e adaptação dos consumidores com a nova realidade. A Relp! Aceleradora de Restaurantes realizou um estudo de Big Data para entender melhor como andam as preferências dos clientes que se alimentam fora do lar.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34% dos brasileiros têm o hábito de realizar refeições fora de casa, chegando a consumir 25% de sua renda, por mês, com alimentação fora do lar.
“Uma grande porcentagem de pessoas aproveita para fazer uma refeição melhor fora de casa no dia que recebe o VR da empresa, o que acontece também no dia de pagamento de salário”, diz Jorge Lima, co-fundador e sócio da Relp!.
Mesmo que o setor de alimentação fora do lar – ou bares e restaurantes – tenha encerrado 2018 com crescimento de 3,5%, de acordo com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), abaixo das expectativas para o ano (5%), isso significou um respiro no setor, que passou por diversos altos e baixos desde 2015, devido à redução no ticket médio e à greve dos caminhoneiros ocorrida em maio.
A expectativa para esse ano de 2019 é que o setor alcance os mesmos índices de crescimento do ano passado, devido à aguardada melhora no ambiente econômico do país.
Com o estudo de Big Data realizado pelos especialistas da Relp!, muitos dos mitos sobre alimentação fora do lar foram desmistificados, fazendo com que o setor possa entender melhor como funciona a dinâmica atual. Mas, afinal, o que o brasileiro come quando está em bares e restaurantes? Qual a preferência culinária nacional?
“Procuramos grandes parceiros para apoiar este estudo de dados sobre a alimentação fora de casa, e descobrimos, por exemplo, que o dia oficial de ‘meter o pé na Jaca’ é na quinta-feira e não na sexta. Já o dia da macarronada é aos sábados e não aos domingos, algo que nos surpreendeu bastante, ” conclui Dennis Nakamura, co-fundador e CEO da Relp!.
A compilação da análise deste estudo de Big data, realizado em parceria com o aplicativo ChefsClub, atesta algumas tendências no mercado de alimentação fora do lar para 2019. De acordo com Lucas Sauaia, engenheiro e mestre em pesquisas pela USP,também sócio da Relp! “enquanto a culinária japonesa, uma tendência de longo prazo, cresce entre os millenials, e estados mais quentes, a proporção de comida coreana vem crescendo, com a cultura ‘pop’ de desenhos e ‘animês’ e a procura por uma alimentação mais saudável”.
“Assim como foi uma surpresa a confirmação da culinária italiana ser a preferida pelo brasileiro que se alimenta fora de casa, o estudo faz uma ótima análise de preferência, por idade, geração,clima, temperatura e região do país”, explica Lucas. “Cada faixa etária tem preferências alimentares de acordo com a geração”, como está revelado no estudo feito pela Relp!.
“O estudo de grandes volumes de dados, ou Big data, considera, ao divulgar os resultados, que eles sirvam de referência para que as empresas de alimentação e restaurantes decidam sobre novas ações junto aos clientes, seja no quesito gastronomia ou de melhora no atendimento”, diz Nakamura.
Para conferir todo o estudo com base nos dados acima, o conteúdo já está online no www.rtrends.com.br
Fonte: Infood