Os clientes estão cada vez mais exigentes e as possibilidades de delivery, mais variadas. Para garantir a conservação de alimentos no serviço de entrega é preciso pesquisar e conhecer as melhores soluções para cada prato. Um dos principais elementos que contribuem para prolongar conservação de alimentos é a embalagem, responsável também por divulgar a empresa e agregar valor à marca.

Confira 3 dicas fundamentais para que você trabalhe com entregas de pratos como se o consumidor estivesse na sua cozinha. Afinal, preparações prontas se tornam perecíveis mais rápido e, dependendo do seu cardápio, é fundamental ter o maior cuidado possível. Pratos tradicionais, comidas típicas (como sushis e comida peruana), sorvetes, doces e saladas entram nesses casos.

1. Observe as condições ideais para a conservação de cada preparação

O primeiro ponto para garantir a conservação de alimentos do delivery está na compra dos ingredientes, armazenamento e preparação dos pratos. É preciso considerar as condições básicas de higiene, observando a temperatura ideal para o acondicionamento e processos como degelo e aquecimento. A higiene pessoal de quem vai fazer as preparações também é indispensável e observada pela legislação sanitária.

Dessa forma, você garante uma cozinha de qualidade e se certifica de que os pratos terão maior tempo de vida útil. Uma carne acondicionada incorretamente ou um tomate muito maduro podem comprometer um prato. Além disso, é importante observar a logística, garantindo o menor tempo para entrega possível desde o momento em que o prato estiver pronto.

2. Escolha a embalagem certa para garantir a conservação de alimentos

As embalagens para alimentos variam de acordo com suas aplicações. Então, você precisa saber algumas coisas como:

  • pratos que você oferece delivery e temperatura que cada um deve chegar. Uma pizza vai precisar de uma embalagem bem diferente que outra para açaí ou sorvete;
  • legislação vigente na sua cidade. Afinal, existem leis como a de São Paulo que proíbem o uso de plástico a partir de janeiro de 2021 como utensílios para servir alimentos;
  • perfil do seu público-alvo, entendendo as preferências e valor agregado que a embalagem deve ter.

3. Use o material e tecnologia adequada para alimentos delivery

Ao pesquisar a qualidade do material das suas embalagens, existem alguns pontos fundamentais, como:

  • tecnologias antivazamento;
  • sistemas de trava para a embalagem;
  • material sustentável e de qualidade;
  • garantia para manter a temperatura por mais tempo;
  • embalagens que mantêm o sabor dos alimentos;
  • personalização das embalagens e design exclusivo, agregando valor à entrega.

Como você viu, para garantir a conservação de alimentos nos serviços de delivery, você precisa ter atenção desde o processo de compra e estocagem dos ingredientes, passando pela preparação e logística de entrega. Entretanto, um dos principais pontos que você deve focar é a qualidade da embalagem usada na entrega. Sendo que o papel tem sido uma tendência de mercado, agrada o público e oferece alta qualidade.

Fonte: Scuadra