O Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) vai lançar um calendário de eventos unificado para todas as cidades que integram a entidade. O projeto foi discutido em reunião com secretários municipais em 13 de janeiro e será consolidado em um próximo encontro, no dia 13 de fevereiro. O objetivo da iniciativa é facilitar à população o acesso aos diferentes eventos culturais e esportivos realizados na região, ampliando sua divulgação. 

“As prefeituras acabam competindo entre si, tem um evento em Osasco e no mesmo dia tem outro em Itapevi, o que faz com que ambos percam público”, diz Mauro Santos, diretor do consórcio. “O ganho para a população é que ela vai saber o que está acontecendo, às vezes o morador está sem dinheiro em um fim de semana, mas descobre que a cidade ao lado está realizando um show gratuito”, afirma.

O calendário ficará hospedado em um hotsite dentro da página do Cioeste (https://cioeste.sp.gov.br/) a partir do dia 20 de fevereiro, quando será lançado oficialmente em Carapicuíba, em local a ser definido, com a participação da Secretaria Estadual de Turismo. Ele também poderá ser compartilhada pelos sites das diferentes prefeituras envolvidas – que manterão sua autonomia na hora de organizar os eventos. “A ideia é que a gente foque nos eventos regionais, respeitando a individualidade de cada município”, afirma Santos.

Ao mesmo tempo, a articulação entre as administrações municipais deve resultar em eventos conjuntos. O primeiro dele está previsto para junho, em formato e local a ser definido. Além disso, há planos para que os municípios disponibilizem transporte gratuito entre as cidades para que a população de toda a região consiga aproveitar as ações que serão realizadas. 

Criado em 2013, o Cioeste reúne os municípios de Barueri, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Cotia, Pirapora do Bom Jesus, Itapevi, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista e Araçariguama, com uma população conjunta de mais de 2 milhões de habitantes. 

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região faz parte do GT TURISMO (Grupo de Turismo) do Cioeste.

Fonte: Folha de Alphaville